Você sabe se os alimentos que sua empresa produz são, de fato, seguros?

Uncategorized

Na atualidade, a indústria alimentícia enfrenta desafios crescentes, levando ao questionamento: “Estamos efetivamente protegendo os consumidores e garantindo a segurança dos alimentos que produzimos?”

A confiança na qualidade do produto é apenas uma camada do processo. Embora muitos se sintam seguros em suas práticas, há aspectos negligenciados que, quando não vistos corretamente, resultam em risco, tanto para a saúde dos consumidores quanto para a integridade dos negócios.

Os Desafios Ocultos

Os problemas vão além das práticas operacionais padrão e é essencial prestar atenção e acompanhar cada detalhe. É crucial considerar:

  1. Riscos: As áreas de maior impacto na qualidade do produto final, que vão precisar de uma supervisão rigorosa.
  2. Padronização: A padronização na execução de procedimentos, é fundamental. Um exemplo são as fichas técnicas, que estabelecem padrões, como padronização de pratos, utensílios, forma de apresentação e de sabor. É um receituário padronizado.
  3. Regulamentações Locais: Além das normas internacionais, como o CODEX Alimentarius, as empresas devem estar atentas às normas municipais, estaduais e federais.

Como Lidamos e Prevenimos?

Na ACN Nutrição, adotamos uma abordagem multifacetada:

  • Educação e Treinamento: Capacitamos todos os envolvidos na cadeia produtiva para garantir que os princípios de segurança sejam compreendidos e implementados.
  • Aplicação de Estratégias: Utilizamos ferramentas como POP (Procedimentos Operacionais Padrão) e Manual de Boas Práticas para garantir a segurança dos alimentos.
  • Inspeção Rigorosa: Para garantir a qualidade dos produtos de origem animal e cumprir as normas, as carnes devem ser compradas com o selo SIF (Serviço de Inspeção Federal), com essa inspeção, minimizando assim os riscos de contaminação.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relatam que cerca de 48 milhões de pessoas são acometidas por doenças transmitidas por alimentos todo ano. A missão da ACN Nutrição é garantir que nossos parceiros e seus consumidores jamais façam parte dessa estatística.

Garanta que a segurança esteja sempre à frente em sua produção. Entre em contato com a ACN Nutrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *