Você já parou para pensar na jornada que um alimento percorre até chegar à sua mesa? Desde o momento em que é produzido até o momento em que você o consome, o alimento passa por diversas etapas e cada uma delas tem influencia na segurança e qualidade do que você recebe. A embalagem é uma dessas etapas e tem um papel de grande importância na preservação dos alimentos e segurança, qualidade e frescor. Mais do que apenas recipientes, as embalagens são parte do produto.
O papel da embalagem
As embalagens atuam como uma barreira protetora, impedindo a entrada de agentes externos prejudiciais, como ar, umidade, luz e micro-organismos. Esses elementos podem acelerar a deterioração dos alimentos, levando à perda de nutrientes, alteração do sabor e odor, e até mesmo à proliferação de bactérias que representam riscos à saúde.
Além de ser uma barreira, a embalagem tem importância no transporte do alimento e na sua durabilidade, já que um produto bem embalado poderá ser conservado por mais tempo.
Tipos de embalagem
Temos uma variedade de embalagens projetadas especificamente para atender às necessidades de diferentes tipos de alimentos. Desde embalagens plásticas flexíveis até embalagens de vidro rígidas, metálicas e embalagens tetra pak resistentes e até biodegradáveis, cada uma oferece uma combinação única de proteção, durabilidade e conveniência que se aplica melhor a cada produto.
Riscos e cuidados essenciais
Já entendemos a importâncias das embalagens, por isso, a atenção na escolha e no processo deve ser de igual importância, elas precisam ser gerenciadas da forma correta afim de evitar contaminação. Devem ser levados em conta todas características do produto na hora da escolha, e a correta higienização é uma etapa fundamental para proporcionar segurança ao consumidor.
Lembre-se que a ACN pode te assessorar nesse momento e evitar riscos desnecessários que prejudiquem seu produto e seu cliente.
Conte com a gente!